terça-feira, 26 de julho de 2011

Inclusão, muito prazer....




Atualmente, a educação tem dado alguns passos no que diz respeito a inclusão social.  O processo de inclusão se faz necessário e tem por objetivo sensibilizar as pessoas para adoção de uma nova postura frente às ações que demandam práticas inclusivas. Promover a igualdade e qualidade de ensino para todos, trata-se de uma transformação em todo o sistema educacional.
Nós, como educadores temos a responsabilidade de favorecer o encontro das possibilidades, das capacidades e talentos que cada um tem, contribuir para a formação de uma sociedade igualitária, dirimindo preconceitos, vendo todos os seres humanos independente de suas dificuldades estruturais, como pessoas, indivíduos pensantes, individualidades a serem respeitadas e que possuem o direito ao exercício da cidadania.
 Desta forma estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva que respeita a igualdade de direitos dentro da desigualdade de direitos necessária para o crescimento de todos.
Aprender a viver em diversidade é, portanto, o maior objetivo da Educação Inclusiva. Respeitando e aceitando essa diversidade estaremos garantindo um alicerce forte para esta construção e demonstrando nosso compromisso coma promoção dos direitos humanos
A prática da inclusão está argumentada em princípios até então considerados como a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem através da cooperação. Fomos criados num mundo “sem defeitos”, não tivemos oportunidades de conviver com a diversidade.
Aprender é uma ação humana que pode ser realizada por todos. 
        O movimento inclusivo é mundial e sem fronteiras, estamos em processo de inclusão, há necessidade de mudar e ter uma nova postura perante as diferenças e de deficiências educacionais, a proposta é  educação para todos.
         Pensar no conceito de sociedade inclusiva vai além de incluir somente as pessoas com necessidades educativas especiais deficientes ou não, mas, proporcionar a todos os indivíduos  oportunidades iguais para desenvolver suas capacidades e talentos.  
        Respeitando e aceitando essa diversidade estaremos garantindo um alicerce forte para esta construção e demonstrando nosso compromisso com a promoção dos direitos humanos. A inclusão é um desafio para a sociedade e para a escola, assim que vencermos esse desafio, a inclusão deixa de ser um sonho e torna-se realidade.
O amadurecimento, ouvir e agir, agir e ouvir contribui para a mudança, não é só trazer todas as pessoas para um mesmo patamar de igualdade, é reconhecer as diferenças e trabalhar o conceito exercido pela sociedade que é a “deficiência de respeito”. (Maria José de Araújo Pereira)

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