terça-feira, 27 de março de 2012

UMA MÃE ESPECIAL


Sala de aula, mães chegando, professores assustados, muitas escadas, sacolinha vermelha, cheiro de sopa, uniforme branco e vermelho, cabelos com gel,  salas enfeitadas, choro, medo, alegria, preocupação, cheiro de talco, olhar surpreso...
Conflito:
Geralmente o primeiro dia de aula é mais triste para as mães do que aos alunos, pois elas temem que o filho não sinta tua falta durante o horário escolar ou goste mais da professora do que a elas ou ainda, que seus filhos não sejam aceitos ou bem acolhidos.

No primeiro dia do mês de fevereiro, numa tarde gostosa e ensolarada em 1990, a mãe atenta prepara o material do menino tranqüilo que tem 6 anos, muito zelosa fica atenta a sua higiene pessoal, roupa passadinha com cheiro de “confort” misturado a talco “Jonhson”. Hora de sair... lá vai a mãe com o menino sorridente,  cansada, suada e aliviada, pois chegou à escolinha, sentaram num banco aguardando a professora entrar na sala, rostos vermelhos devido ao sol, suspiros de cansaço, pensamentos rodopiando como redemoinhos misturados a tristezas e alegrias, talvez num mundo diferente..... e o menino sorri como se fosse o dia mais feliz de sua vida.
Os alunos entram sozinhos, correndo, sem se importar com o choro dos pequenos da outra sala, e a mãe entra com seu filho... mãe e professora se encaram, menino fixa seu olhar brilhante na professora e sorri de forma apreensiva, mãe humildemente olha para baixo, o silencio é quebrado quando a professora sorri e diz que são bem vindos. Entram juntos na sala,  a mãe senta numa pequena cadeirinha e o menino aguarda as atividades do dia, acho que ela está constrangida, todos os alunos deixaram as mães no portão....De repente que susto, sinal para a hora do lanche, que cheiro delicioso, todos sentam para a oração e logo em seguida são servidos. A mãe ajeita a toalhinha na roupa do filho para não sujar a camiseta branquinha, coloca o copinho, professora chega e serve o filho, vendo o cansaço da mãe, pega do colo dela para seu colo....mãe se levanta e com olhares atentos observa a professora mexendo a sopa com a colher para esfriar, com cuidado leva a boca do menino que sorri para a mãe no intervalo das colheradas....por sua vez  a mãe estica os braços e o corpo, expressão de dor nas costas.....e ao mesmo tempo aliviada pela aceitação e acolhimento.... Ao sinal da saída, mãe arruma o material usado pelo menino numa sacolinha vermelha, guarda as atividades, e com ajuda da professora o ajeita em seu colo, arruma a camiseta e confere a fralda na bermuda de elástico no cós e nas pernas, mãe e professora se despedem, o menino tenta acenar com um sorriso e olhar brilhante de alegria,  mãe suspira e segue em frente de volta ao lar....(relato verídico)
Autora: Maria José de Araújo Pereira

ATIVIDADE COM RÁDIO

Tema da Proposta: “ Radio na Escola”
Público Alvo: alunos do 2º termo da EJA.
Duração: 3 semanas

Objetivo:
- Proporcionar melhoria da qualidade da comunicação entre os jovens e adultos auxiliando no processo de transmissão e veiculação de informações que envolvem o local onde vivem;
- Resgatar a história da cidade comparando com o progresso nos dias de hoje;

Justificativa:
            Acreditamos que trabalhar a importância dos meios de comunicação para informar e orientar contribui para convivência social e atendem os objetivos escolares na construção  do conhecimento e exercícios da cidadania.
            A escola é o espaço de acesso obrigatório e garantido pela LDB a todos, a atividade com o rádio colabora com o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a convivência em sociedade.

Desenvolvimento:
            Na conversa informal questionarei os alunos sobre a rádio, lançando algumas perguntas como:
- Quais estações da rádio mais ouvem?
- Conhecem as estações locais?
- O que mais gosta de ouvir?
- Se tivesse uma programação gratuita, o que abordaria?
            Em conversa informal faremos o levantamento dos itens presentes num programa de rádio e citarei a Rádio Nova Tropical FM que é local e sua programação semanal, telefones para participação, sobre os radialistas conhecidos e principalmente do horário das 20h às 00h – A Música no Tempo 2º Edição: Você volta ao passado com as Melhores, que vai ao ar de segunda a sexta, horário este que estarão em aula.
            Com a programação da rádio em mãos, dividirei a turma em grupos e cada dia um grupo cuida da seleção do dia.
            Sempre após os programas iremos comentar o gênero textual utilizado, apresentador, locutor, relacionando a linguagem oral com a escrita, orientando sobre a importância da leitura feita de maneira correta e sua influência no entendimento do texto. 
            Em seguida os alunos irão organizar uma nova rádio, com programas, comerciais, músicas, noticiário, coleta de informações da escola e da cidade, entrevista com funcionários da escola sobre a Semana de Emancipação do Município e outros acontecimentos.
            Cada grupo ficará responsável na composição da programação e após escolhida a grade de programação, faremos a seleção dos programas, informações sobre a cidade, assuntos de interesse da escola, do município e organização do roteiro de apresentação.
            Em outro momento faremos os ensaios com os recursos disponíveis como: som, microfone, amplificador, caixas de som e gravador. No dia seguinte todos ouvem as gravações, fazendo os comentários e após aprovado pelos alunos, solicitaremos a direção da escola dispor da gravação no intervalo dos alunos.

Resultados esperados:
Que os alunos desenvolvam a capacidade criativa, do trabalho em equipe, respeito às diferenças de opiniões, uso adequado da voz e da escrita, qualidade de som e apreciação da programação da rádio local e outras da região.

Avaliação:
A avaliação será através da observação da participação e envolvimento dos alunos na programação, e tarefas realizadas nos grupos.

Encerramento da proposta:
No final do projeto, os alunos serão levados a conhecer as rádios locais e o modo como elas operam, bem como participando do programa de entrevistas.

Referencias consultada:
saladeaula.wikispaces.com/Podcast
http://www.novatropicalfm.com.br/
Autora: Maria José de Araújo Pereira

Radio como ferramenta na sala de aula

      
O rádio é uma ferramenta de comunicação de fácil e livre acesso e agrada telespectadores de todas as idades. O rádio transmite sons e as imagens são os ouvintes que imagina.
            Esse meio de comunicação possui muitas características como:
• Sensorialidade: aguça a imaginação do ouvinte, cria cenas e cenários, interpretação de mensagens e expressões emocionais. 
• Dinâmica: rapidez na produção de conteúdos, conjunto de informações e mensagens.
• Baixo custo: acessibilidade em todos os lares, contribuindo acesso a informações.
• Invisibilidade: a magia do som que chega às casas, interagindo de alguma forma com o telespectador.
• Penetração: a programação diversificada do rádio faz com que seja o meio mais popular em todas as camadas sociais, com grande penetração e representação em todos os lares.
• Regionalismo: característica que valoriza os sotaques e os desejos do ouvinte que ultrapassa fronteiras.
• Intimidade: o rádio aproxima consumidores e anunciantes que invadem de forma sutil buscando intimidade com o ouvinte envolvendo seu cotidiano.
• Imediatismo: envolve a clareza e velocidade da informação, seja para entreter ou divertir usando apenas a sonoridade.
• Instantaneidade: quando a recepção acontece simultaneamente e a transmissão em tempo real.
• Simplicidade: é através da simplicidade que o radialista conquista seu público, facilita a dinâmica da programação ou durante a emissão de novidades.
• Mobilidade acessível: a atenção do ouvinte ocorre em qualquer momento, no trabalho, na caminhada, dirigindo ou em outra situação. Em função dessa mobilidade e tamanhos de bolso, o rádio proporciona ao ouvinte acompanhar as noticias em qualquer lugar.
            A linguagem oral que é trabalhada no rádio, é de extrema importância e contribui na formação do escritor e leitor em sala de aula, é instrumento facilitador na aprendizagem do aluno e conhecimento do desenvolvimento local.
            O torna-se de valor na vida e no dia a dia dos analfabetos funcionais, dessa forma participam de noticiários e rádiojornais, que comenta entre os colegas ou vizinhos os acontecimentos formando cada um sua opinião.
            Nas programações radiofônicas podem ser explorados diversos gêneros e formatos utilizados pelo rádio, ente eles destaco: drama, humor, gênero informativo, de orientação, documentário e atualidades.
             Todas essas características tornam o rádio um meio de comunicação rápido, versátil e acessível.           
            A utilização do rádio em sala de aula atua como instrumento de motivação para os alunos, a forma de aprender é diferente da qual estão acostumados.
            Através da programação do rádio o professor poderá explorar a escrita dos textos radiofônicos, suas características, linguagem regional e a reescrita dos textos mais interessantes ou discutidos pelos alunos e como atividade final a elaboração de uma programação radiofônica na escola, definindo os objetivos e gênero a ser trabalhado.
            Com a participação do aluno na reprodução, elaboração e gravação, serão desenvolvidas as dificuldades de fala, dicção, atenção e principalmente a escrita, além de contribuir na ampliação do vocabulário. Sendo assim, tanto alunos quanto professores são beneficiados nesse processo, o cotidiano escolar não será mais o mesmo....
 Referencia Consultada
http://www.ipv.pt/forumedia/
Autora: Maria José de Araújo Pereira