terça-feira, 27 de março de 2012

Radio como ferramenta na sala de aula

      
O rádio é uma ferramenta de comunicação de fácil e livre acesso e agrada telespectadores de todas as idades. O rádio transmite sons e as imagens são os ouvintes que imagina.
            Esse meio de comunicação possui muitas características como:
• Sensorialidade: aguça a imaginação do ouvinte, cria cenas e cenários, interpretação de mensagens e expressões emocionais. 
• Dinâmica: rapidez na produção de conteúdos, conjunto de informações e mensagens.
• Baixo custo: acessibilidade em todos os lares, contribuindo acesso a informações.
• Invisibilidade: a magia do som que chega às casas, interagindo de alguma forma com o telespectador.
• Penetração: a programação diversificada do rádio faz com que seja o meio mais popular em todas as camadas sociais, com grande penetração e representação em todos os lares.
• Regionalismo: característica que valoriza os sotaques e os desejos do ouvinte que ultrapassa fronteiras.
• Intimidade: o rádio aproxima consumidores e anunciantes que invadem de forma sutil buscando intimidade com o ouvinte envolvendo seu cotidiano.
• Imediatismo: envolve a clareza e velocidade da informação, seja para entreter ou divertir usando apenas a sonoridade.
• Instantaneidade: quando a recepção acontece simultaneamente e a transmissão em tempo real.
• Simplicidade: é através da simplicidade que o radialista conquista seu público, facilita a dinâmica da programação ou durante a emissão de novidades.
• Mobilidade acessível: a atenção do ouvinte ocorre em qualquer momento, no trabalho, na caminhada, dirigindo ou em outra situação. Em função dessa mobilidade e tamanhos de bolso, o rádio proporciona ao ouvinte acompanhar as noticias em qualquer lugar.
            A linguagem oral que é trabalhada no rádio, é de extrema importância e contribui na formação do escritor e leitor em sala de aula, é instrumento facilitador na aprendizagem do aluno e conhecimento do desenvolvimento local.
            O torna-se de valor na vida e no dia a dia dos analfabetos funcionais, dessa forma participam de noticiários e rádiojornais, que comenta entre os colegas ou vizinhos os acontecimentos formando cada um sua opinião.
            Nas programações radiofônicas podem ser explorados diversos gêneros e formatos utilizados pelo rádio, ente eles destaco: drama, humor, gênero informativo, de orientação, documentário e atualidades.
             Todas essas características tornam o rádio um meio de comunicação rápido, versátil e acessível.           
            A utilização do rádio em sala de aula atua como instrumento de motivação para os alunos, a forma de aprender é diferente da qual estão acostumados.
            Através da programação do rádio o professor poderá explorar a escrita dos textos radiofônicos, suas características, linguagem regional e a reescrita dos textos mais interessantes ou discutidos pelos alunos e como atividade final a elaboração de uma programação radiofônica na escola, definindo os objetivos e gênero a ser trabalhado.
            Com a participação do aluno na reprodução, elaboração e gravação, serão desenvolvidas as dificuldades de fala, dicção, atenção e principalmente a escrita, além de contribuir na ampliação do vocabulário. Sendo assim, tanto alunos quanto professores são beneficiados nesse processo, o cotidiano escolar não será mais o mesmo....
 Referencia Consultada
http://www.ipv.pt/forumedia/
Autora: Maria José de Araújo Pereira

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