domingo, 14 de outubro de 2012

EXPRESSIVIDADE DA COR



Público alvo: 3º Ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
As cores nos dão uma série de informações a respeito do mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura fisionômica das pessoas.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro, dança).
Objetivos:
< Possibilitar os alunos a  formar conceitos ligados às cores ( Por exemplo, vermelho como expressão de paixão, violência, advertência, perigo etc.);
>Interpretar e associar as cores às reações fisionômicas das pessoas, tanto no universo artístico quanto no cotidiano;
>Relacionar as cores com a fase de sua vida, criando um significado pessoal para a cor.
Atividade: 
Após conhecermos sobre a vida de Picasso através de pesquisas na internet, apresentarei a obra “Criança com um Pombo” (1901) do pintor espanhol Pablo Picasso, que fez da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida, os alunos irão  observar a importância da cor na obra destacando as expressões que retratam sentimentos de tristeza, a paixão, alegria, relacionando os acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de cada fase em sua vida (tristeza - azul, paixão - rosa).  Informando aos alunos que, em suas vidas, eles podem escolher outras cores para a representação desses e de outros sentimentos.
Em outro momento os alunos farão um desenho para expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo, em seguida, distribuí dez cartões para cada aluno e pedi que eles se organizem em duplas, cada aluno vai tentar mostrar os sentimentos com expressões em seu rosto.
         Farei intervenções questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a saudade, o amor, a tristeza ou a felicidade.
        O outro aluno deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiados ou mimeografados.  O importante é explorar a expressividade e o potencial gráfico do aluno.
          Os cartões serão utilizados na aula para as brincadeiras como o jogo da memória,  jogo de adivinhação, entre outros.



<!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário