Público alvo: 3º Ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
As cores nos dão uma série de informações a respeito do mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura fisionômica das pessoas.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro, dança).
Objetivos:
< Possibilitar os alunos a formar conceitos ligados às cores ( Por exemplo, vermelho como expressão de paixão, violência, advertência, perigo etc.);
>Interpretar e associar as cores às reações fisionômicas das pessoas, tanto no universo artístico quanto no cotidiano;
>Relacionar as cores com a fase de sua vida, criando um significado pessoal para a cor.
Atividade:
Em outro momento os alunos farão um desenho para expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo, em seguida, distribuí dez cartões para cada aluno e pedi que eles se organizem em duplas, cada aluno vai tentar mostrar os sentimentos com expressões em seu rosto.
Farei intervenções questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a saudade, o amor, a tristeza ou a felicidade.
O outro aluno deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiados ou mimeografados. O importante é explorar a expressividade e o potencial gráfico do aluno.
Os cartões serão utilizados na aula para as brincadeiras como o jogo da memória, jogo de adivinhação, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário