terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tarefa 1 GCD

Disciplina: Gestão de Cursos a Distancia
Pólo: Porto Feliz      Grupo:  G 22
Nome: Maria José de Araújo Pereira
Tarefa 1 – Pesquise a respeito de alguma política pública para EAD adotada em seu estado, ou em algum país, e transcreva em seu trabalho, e, com base nas discussões do fórum e nos textos trabalhados, aponte seus prós e contras.

            Entendo por  Políticas Públicas  que são ações  e procedimentos que visam a mediação e resolução de situações conflitantes . Implantação de medidas educativas, ações e programas que atendam demandas da sociedade.
            Na área da Educação surgem desejos de melhorias para educação de qualidade, mas por sua vez, as políticas públicas dependem de acompanhamento e avaliações sistemáticas.
            Quando falamos em EAD, as políticas públicas provocam debates e ações para políticas de inclusão social e mudança de paradigmas. Dessa forma torna-se difícil transformar conceitos e pré-conceitos no que diz respeito a implantação dessa nova modalidade de ensino que vem sendo oferecidas no Brasil.
            O surgimento do consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), o Projeto EAD desenvolvido no Brasil através do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), proporcionou oportunidades de estudo e formação em nível superior além dos horizontes.
            O governo do Estado do Rio de Janeiro implantou o projeto no ano de 2000 com apoio de municípios do interior do RJ e universidades, formando rede de Pólos de apoio presencial com estrutura e laboratórios de informática para o funcionamento dos cursos com recursos do Governo Estadual e Federal para operacionalizar as atividades do CEDERJ e das universidades, integrando o sistema UAB.
            Entre as vantagens (prós) do consórcio elenco os seguintes pontos:
·         A implantação de cursos a distância gratuita;
·         Promoção da expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado.
·         Abertura de cursos de Graduação e Pós Graduação para TODOS;
·         Cursos com princípios de formação de indivíduos competentes, autônomos, e atuantes segundo princípios baseados na ética, e na construção de uma sociedade democrática e solidária.
            As desvantagens (contras)do consórcio CEDERJ:
·         Estrutura física disponível para atendimento aos alunos;
·          Acesso ao computador e internet em casa;
·         Equipe de apoio pedagógico e administrativo;
·         Formação continuada ou capacitação aos Tutores;
            Nem sempre o consórcio CEDERJ agrada a todos, mas no geral, os cursos em EAD tem ótima aceitação da população devido aos benefícios proporcionados aos cursistas do futuro....
REFERENCIAS
 CEDERJ. http://www.cederj.edu.br. Acesso em: 05 de outubro de 2012.
Políticas públicas de educação no Brasil: a utilização da EaD como instrumento de inclusão social. Disponível em http://www.eptic.com.br/arquivos/Revistas/vol.XII,n2,2010/JosePereira.pdf. Acesso em: 05 de outubro de 2012.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br. Acesso em: 05 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário